30/2015: A mágica da arrumação - Marie Kondo


Nunca tinha ouvido falar do método KonMari até ler o livro A Mágica da Arrumação! Confesso que a primeira coisa que me chamou a atenção no livro foi essa capa linda! Fiquei apaixonada!

Eu me considero uma pessoa bem organizada. Nem por isso estou satisfeita com a organização da minha casa (acho que pouca gente está, né?), dai o livro da Marie Kondo caiu como uma luva para mim. O método dela é bem legal mesmo!

De maneira simplificada ela defende que a gente só tenha o que ama. Se alguma coisa não te traz prazer, ela não deve ser parte da sua vida. Com base nisso ela aconselha todos que querem arrumar a casa de forma definitiva a descartar tudo o que não te traz alegria.

Essa premissa foi bem diferente para mim. Não apliquei o método na sua totalidade, mas só em algumas tentativas descartei uns cinco sacos de 100 l de tranqueiras :) E ela tem razão, me senti bem feliz!

O método tem uma série de regras:


  • Tudo deve ser feito em um único dia: para que você não desanime e nem prolongue demais a arrumação;
  • Tudo deve ser feito por categorias e não por cômodo: porque você nem sempre guarda tudo que é igual junto!
  • Essa parte achei bem legal: antes de guardar você deve descartar tudo o que não te traz mais alegria. Somente depois disso você deve começar a organizar! 
  • Não compre itens de organização como caixas, armários e outras tralhas. Pela experiência dela, depois que você descartar tudo o que não usa, vai sobrar espaço ;) 
  • Dobre do jeito certo: para não amassar e para ganhar espaço. Tem passo-a-passo de como dobrar no livro; 
  • Essa é outra parte bem legal: comece a descartar pelo que é menos importante para você! As coisas que têm apego sentimental são sempre mais difíceis de serem descartadas. 


O livro é engraçado, Marie conta história das palestras e trabalhos que ela já fez. Dei algumas risadas com ela. Uma passagem do livro ela alerta que arrumar com os parentes por perto não dá certo porque eles resgatam tudo o que você descarta. Risos

Outra passagem ela afirma que as clientes sempre afirmam que depois de arrumar a casa a vida delas muda. Uma delas até se separou do marido porque descobriu que ele já não te trazia alegria!

Se você quer ideias de como organizar sua casa e sua vida, recomendo muito o livro da Marie Kondo! Acho que você vai gostar! :)

2 comentários

  1. Nossa, que bacana! Eu estou morando na casa do meu namorado agora, mas ele mora com o pai, então não tem como eu fazer esse tipo de organização na casa inteira, só no nosso quarto. Mas, com certeza, vou me lembrar desse livro quando eu e ele termos a nossa casinha. <3

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O livro tem umas dicas bem legais, Milena!
    Eu me surpreendi de como funciona. Não consegui arrumar minha casa inteira de uma vez, acho difícil desapegar de uma vez, sabe.

    Mas dei uma bela limpada na casa :D
    Hoje mesmo arrumei umas gavetas minhas e um monte de coisas foram para o lixo :)

    Beijos!

    ResponderExcluir